Visualizações

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Semarh e IMA promovem encontro de gestores de Unidades de Conservação do estado

Nos dias 13 e 14, gestores de APAs e Reservas discutirão ações e planejamento na área

Membros dos conselhos gestores de todas as unidades de conservação estaduais de Alagoas irão se reunir nas próximas terça e quarta-feira (13 e 14) para o III Encontro de Unidades de Conservação Estaduais de Alagoas. Órgãos públicos - estaduais e municipais, iniciativa privada e sociedade civil organizada participarão de uma programação extensa, que vai de palestras de prevenção contra incêndios à discussões sobre os Planos Municipais de Recuperação da Mata Atlântica.

O Encontro, que acontece anualmente desde 2009, acontecerá no município de União dos Palmares, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici. Para Jane Costa, técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e uma das responsáveis pela organização do III Encontro, o evento é importante por promover a troca de experiências entre os gestores.

As Unidades de Conservação

Alagoas possui cinco Unidades de Conservação (UC) na categoria sustentável - que permitem e visam a disciplina da ocupação humana, bem como o uso sustentável dos recursos naturais - sendo elas as APAs de Santa Rita, da Marituba do Peixe, de Catolé e Fernão Velho, de Murici e do Pratagy, além de duas UCs na categoria de proteção integral, as Reservas Ecológicas do Saco da Pedra e do Roteiro.

Todas as APAs do estado têm seus comitês gestores eleitos e empossados, e encaminham-se para a finalização do Plano de Manejo, à exemplo das APAs de Santa Rita e da Marituba do Peixe. O III Encontro pretende proporcionar aos comitês gestores a interação necessária para que todas as UCs possam continuar a trabalhar unificadamente e efetivamente.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Reunião na casa de Janisson


Nossos encontros é sempre assim cheio de gente linda, inteligente e dispostos a construir um futuro melhor, amo fazer parte dessa família movida a gente feliz.

AMANE abre inscrições para cursos de Capacitação de Lideranças para desenvolvimento e execução de projetos em Murici/AL


Estão abertas as inscrições para o primeiro módulo do curso que irá capacitar lideranças para o desenvolvimento e implementação de projetos integrados de conservação e uso sustentável da biodiversidade nos Complexos Florestais de Murici (Alagoas) e da Serra do Urubu (Pernambuco).
Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste – AMANE irá promover os cursos, onde os participantes serão estimulados a elaborar propostas que tragam benefícios econômicos através do uso sustentável da biodiversidade. Ao final das capacitações, aqueles que tiverem participado de todas as atividades, terão a possibilidade de executar as ações planejadas durante o curso submetendo propostas a um edital lançado pela AMANE. As melhores propostas terão apoio financeiro, no acompanhamento e na execução do projeto. O primeiro módulo do curso terá quatro componentes de ensino e acontecerá entre os dias 19 a 23 de novembro de 2012, no Centro de Educação para Conservação da Mata Atlântica, Rua Cel. Pedro Timóteo, S/N - Murici-AL.
A iniciativa tem o apoio da Tropical Forest Conservation Act – TFCA, através do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO e Ministério do Meio Ambiente.

Componentes de Ensino e Corpo Docente do primeiro módulo em Murici/AL

Gestão Participativa - Abordagem dos conceitos de Gestão, Participação, e Gestão Participativa, esclarecendo a diferença entre gestão e gestão participativa, subsidiando o planejamento e o desenvolvimento da capacidade de percepção, escuta,e diálogo, com técnicas dinâmicas e conteúdos provocativos à expressão e articulação dos diferentes atores sociais visando à gestão descentralizada e colegiada.

Docente: Carla Coelho – doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia

Ética e Resolução de Conflitos – No contexto de crise ecológico-econômica, é suscitada a construção de novas posturas a partir do chamado “ paradigma ecológico”. Isto leva aos novos desafios de capacitação/consciência pessoal e social, para a manutenção vital, ou sustentabilidade, exigindo o que chamamos de “postura de defesa socioambiental”. Tal implica a reflexão sobre paradigmas anti-socioecológicos e o rastreamento destes em nossos hábitos e ações.

Docente: Marcelo Pelizzoli - PhD. pós-doutor em Bioética. Prof. dos Mestrados Saúde Coletiva, Direitos Humanos e Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Pernambuco.

Conservação da Biodiversidade - Compreender a singularidade da diversidade biológica da Mata Atlântica Nordestina é uma necessidade fundamental para que atores dos Complexo Florestal de Murici envolvam-se com conservação. O objetivo deste componente é despertar nos atores dessas áreas a idéia dessa singularidade e de que a conservação dessa riqueza biológica é nossa responsabilidade.

Docente: Antonio Aguiar Neto – doutorando em Ecologia e Conservação da Vida Silvestre na Universidade da Flórida (EUA).

Associativismo e Cooperativismo - símbolos historicamente constituídos e a elucidação de novas e possíveis perspectivas baseadas nos limites das relações entre os participantes. Cooperativas e associações são arranjos institucionais que podem ser condicionados a conjuntura local.

Docente: Daniel Nakabayashi, bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais).

Quem pode participar
Representantes de Instituições cujos objetivos estejam associados à conservação e uso sustentável da Mata Atlântica com atuação nos Complexos Florestais da Serra do urubu e de Murici.

Como se Inscrever
Mande um e-mail para contato@amane.org.br com a ficha de inscrição disponível aqui preenchida até o dia  12 de novembro de 2012. Acompanhe a divulgação dos selecionados através do site e redes sociais da AMANE.