Estão abertas as inscrições para o primeiro módulo do curso que irá capacitar lideranças para o desenvolvimento e implementação de projetos integrados de conservação e uso sustentável da biodiversidade nos Complexos Florestais de Murici (Alagoas) e da Serra do Urubu (Pernambuco).
A Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste – AMANE irá promover os cursos, onde os participantes serão estimulados a elaborar propostas que tragam benefícios econômicos através do uso sustentável da biodiversidade. Ao final das capacitações, aqueles que tiverem participado de todas as atividades, terão a possibilidade de executar as ações planejadas durante o curso submetendo propostas a um edital lançado pela AMANE. As melhores propostas terão apoio financeiro, no acompanhamento e na execução do projeto. O primeiro módulo do curso terá quatro componentes de ensino e acontecerá entre os dias 19 a 23 de novembro de 2012, no Centro de Educação para Conservação da Mata Atlântica, Rua Cel. Pedro Timóteo, S/N - Murici-AL.
A iniciativa tem o apoio da Tropical Forest Conservation Act – TFCA, através do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO e Ministério do Meio Ambiente.
Componentes de Ensino e Corpo Docente do primeiro módulo em Murici/AL
Gestão Participativa - Abordagem dos conceitos de Gestão, Participação, e Gestão Participativa, esclarecendo a diferença entre gestão e gestão participativa, subsidiando o planejamento e o desenvolvimento da capacidade de percepção, escuta,e diálogo, com técnicas dinâmicas e conteúdos provocativos à expressão e articulação dos diferentes atores sociais visando à gestão descentralizada e colegiada.
Docente: Carla Coelho – doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia
Ética e Resolução de Conflitos – No contexto de crise ecológico-econômica, é suscitada a construção de novas posturas a partir do chamado “ paradigma ecológico”. Isto leva aos novos desafios de capacitação/consciência pessoal e social, para a manutenção vital, ou sustentabilidade, exigindo o que chamamos de “postura de defesa socioambiental”. Tal implica a reflexão sobre paradigmas anti-socioecológicos e o rastreamento destes em nossos hábitos e ações.
Docente: Marcelo Pelizzoli - PhD. pós-doutor em Bioética. Prof. dos Mestrados Saúde Coletiva, Direitos Humanos e Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Pernambuco.
Conservação da Biodiversidade - Compreender a singularidade da diversidade biológica da Mata Atlântica Nordestina é uma necessidade fundamental para que atores dos Complexo Florestal de Murici envolvam-se com conservação. O objetivo deste componente é despertar nos atores dessas áreas a idéia dessa singularidade e de que a conservação dessa riqueza biológica é nossa responsabilidade.
Docente: Antonio Aguiar Neto – doutorando em Ecologia e Conservação da Vida Silvestre na Universidade da Flórida (EUA).
Associativismo e Cooperativismo - símbolos historicamente constituídos e a elucidação de novas e possíveis perspectivas baseadas nos limites das relações entre os participantes. Cooperativas e associações são arranjos institucionais que podem ser condicionados a conjuntura local.
Docente: Daniel Nakabayashi, bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais).
Quem pode participar
Representantes de Instituições cujos objetivos estejam associados à conservação e uso sustentável da Mata Atlântica com atuação nos Complexos Florestais da Serra do urubu e de Murici.
Como se Inscrever
Mande um e-mail para contato@amane.org.br com a ficha de inscrição disponível aqui preenchida até o dia 12 de novembro de 2012. Acompanhe a divulgação dos selecionados através do site e redes sociais da AMANE.